Instituição de ensino e atenção psicológica à comunidade.

SOBRE

O Familiare Instituto Sistêmico é uma Instituição de ensino e assistência psicológica à comunidade. Situado em Florianópolis, foi criado com o objetivo de formar terapeutas de família e de casais com base na Teoria Relacional Sistêmica. Iniciou suas atividades no final da década de 1990.

Nosso Instituto foi fomentado pela demanda de profissionais e alunos de cursos de graduação e de pós-graduação, por cursos informativos sobre a Teoria Sistêmica. A partir da formação destes grupos de alunos capacitados em cursos de curta duração, surgiu a ideia de um curso maior, visando a Formação em Psicologia Clínica sob a ótica relacional sistêmica. Foi então que, no ano de 2000, abriu-se a primeira turma de Especialização.

Além das psicólogas Coordenadoras Denise Franco Duque e Maria Aparecida Crepaldi, o Familiare conta também com a colaboração de professores de outras instituições, como Profª Drª Carmen Leontina Ojeda Ocampo Moré (UFSC), Profª Drª Elisangela Boing (UFSC) Profº Dr Adriano Beiras (UFSC), Profª Drª Fernanda Graudenz Muller, da Unidavi e a Profª Drª Vanessa Silva Cardozo (CESUSC).

O Familiare conta também com a participação de profissionais oriundos do próprio Curso de Formação que se tornaram parte do corpo docente. Dentre eles, estão as(os) psicólogas (os) Sonia de Lima, João David Cavallazzi de Mendonça, Dóris Waldow, Monica Duarte da Silva Gonçalves e Simone Dill Azeredo Bolze.

Com o passar do tempo, novas frentes de atuação foram implementadas e desenvolvidas.  Através de indicações de diferentes Instituições de saúde, educação, justiça e assistência social, em regime de Clínica Social, nossos alunos têm a oportunidade de vivenciar o aprendizado teórico em atendimentos psicológicos individuais, de casais e famílias, além de construir uma clientela antes mesmo da finalização do curso.

O Familiare passou a ser reconhecido em todo o Estado como uma instituição de ensino. Também desenvolve pesquisa científica de qualidade na área de psicologia da família e terapia familiar, por meio dos trabalhos de conclusão de curso produzidos pelos alunos, sempre primando pela qualidade da formação. Como parte integrante do processo de formação profissional oferecido ao aluno, nosso Instituto é um dos maiores centros de atendimento psicológico à comunidade de Florianópolis e região.