Instituição de ensino e atenção psicológica à comunidade.

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

QUANDO O MEDO NOS FAZ PERDER A ESPERANÇA NO AMOR:

Uma conversa sobre a Terapia Focada nas Emoções (EFT)


 

EXCLUSIVO PARA: 

Alunos, ex-alunos e terapeutas do Instituto Familiare. 

 

 

MINISTRANTE:

 

Giulia Altera

Psicoterapeuta e Psicóloga Clínica e Forense. Formadora, Supervisora e Terapeuta certificada em Terapia Focada nas Emoções, além de uma das fundadoras da Comunidade EFT Itália e Diretora do Centro EFT North Italy. Antes da formação em EFT, especializou-se com honras em Psicoterapia Cognitiva Comportamental em Gênova . Após, concluiu o Mestrado de nível II na Faculdade de Medicina e Cirurgia de Genova em Criminologia e Ciências Psiquiátricas Forenses. Atuou no Hospital Psiquiátrico Criminal, em prisões de segurança máxima, e trabalhou no tratamento de dependência de drogas e dependência alcoólica. Neste período, realizou o Treinamento Internacional no Tratamento de Traumas e Distúrbios Dissociativos. 

Possui, também, certificação em Terapia do Esquema. Atua principalmente com problemas relativos a casais, e em particular com casais de sobreviventes de traumas, com distúrbios de personalidade (individuais e de casal) e casais LGBT.

 

OBJETIVO:

Este workshop tem como objetivo fazer uma introdução teórica e prática da abordagem EFT, oportunizando ao terapeuta a condição de  ler e enquadrar as dificuldades do casal na perspectiva do apego e ter um mapa claro do trabalho psicoterapêutico com a Terapia Focada nas Emoções.

 

O que é a Terapia de Casais Focada nas Emoções (EFT)?

 

A EFT é uma abordagem de psicoterapia humanista bem conhecida formulada nos anos 80 e desenvolvida em conjunto com a ciência do apego dos adultos, uma teoria profunda e abrangente do desenvolvimento da personalidade e das relações íntimas.

Esta ciência ampliou nossa compreensão das disfunções individuais e da saúde em geral, assim como a natureza das relações amorosas e dos laços familiares. O apego vê os seres humanos como seres sociais inatamente relacionais, vinculados por um vínculo íntimo com os outros. O modelo EFT prioriza as emoções e a regulação emocional como agentes organizadores chave na experiência individual e nas interações relacionais.

A EFT é mais conhecida como uma intervenção de vanguarda para casais, testada por anos de pesquisa científica, mas também é usada para lidar com depressão individual, ansiedade e Transtorno de Estresse Pós Traumático (EFIT – Emotionally Focused Individual Therapy) e para reparar laços familiares (EFFT – Emotionally Focused Family Therapy).

Este modelo operacionaliza os princípios da ciência de apego utilizando técnicas experimentais não patologizantes (paralelização de Carl Rogers) e técnicas de sistemas relacionais (paralelização de Salvador Minuchin) para focar e mudar fatores chave de organização tanto no auto e nas relações importantes.

A maior parte das pesquisas sobre o EFT até o momento tem se concentrado nos resultados e processos de estudo de mudanças com casais, e o EFT para casais é o padrão ouro para intervenções empiricamente validadas nesta área. Estudos de pesquisa constatam que 70-75% dos casais passam da angústia para a recuperação e cerca de 90% mostram melhorias significativas. O EFT é usado no mundo inteiro com muitos tipos diferentes de casais, em consultórios particulares, centros de treinamento universitários e clínicas hospitalares, e em uma variedade de grupos culturais. Os casais angustiados que se beneficiam da EFT incluem parceiros que sofrem de distúrbios como depressão, transtorno de estresse pós-traumático e doença crônica.

 

DATA/HORÁRIO:

27/08/2021 09:00 11:00

EVENTO GRATUITO.